MARIA INEZ PORDEUS GADELHA

  1. Médica pela Universidade Federal da Paraíba em 1974.
  2. Residência Médica em Oncologia Clínica no Instituto Nacional de Câncer – INCA/Ministério da Saúde.
  3. Especialista em Educação para a Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde – NUTES/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  4. Especialista em Administração – MBA-Saúde – Instituto Coppead/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  5. Estágio em Hematologia no Instituto Nacional de Cancerologia do México.
  6. Curso “A Universidade e a Formação do Pensamento Nacional” na Escola Superior de Guerra.
  7. Ex-médica oncologista do INCA e do Hospital Naval Marcílio Dias – Centro Médico Naval do Rio de Janeiro/Ministério da Marinha.
  8. Ex-professora assistente de Clínica Médica e de Oncologia em universidades privadas no Rio de Janeiro.
  9. À parte das atividades como médica assistencial e professor-assistente, passou a dedicar-se exclusivamente ao serviço público, tendo progressivamente migrado para a área de gestão, exercendo diversas funções no INCA e, posteriormente, no Ministério da Saúde, onde hoje Chefe de Gabinete da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, da qual funciona também como assessora técnica.
  10. Ex-membro da Câmara Técnica de Oncologia do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, do Comitê Consultivo de Bioética da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Infantil Boldrini/Campinas-SP e do Conselho Diretor, Editoria e Consultoria da Revista Brasileira de Cancerologia/ INCA/Ministério da Saúde.
  11. Membro titular pela Secretaria de Atenção à Saúde, de 2012 a 2020, na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (CONITEC), na qual continua a atuar como segundo suplente, pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.
  12. Em 2012 foi também designada membro do Comitê Organizador do Fórum Nacional de Direito em Saúde, do Conselho Nacional de Justiça, do Supremo Tribunal Federal, do qual continua a fazer parte.
  13. Representante do Ministério Saúde na Comissão de Prestação de Serviços de Saúde do MercoSul desde 2010.
  14. De 1975 a 2020, somou 560 participações em eventos, com trabalhos apresentados ou palestras proferidas.
  15. De 1980 a 2020, publicou 134 trabalhos.
  16. De 1987 a 2020, revisou 42 teses de mestrado ou doutorado, monografias, projetos e artigos.
  17. De 2009 a 2020, revisou e editou 223 protocolos clínicos e diretrizes diagnósticas e terapêuticas de diversas doenças e condições publicados pelo Ministério da Saúde, dos quais 143 novos e 80 atualizados.
  18. Em 17 de outubro de 2017, foi agraciada pela Presidência da República com a Medalha de Ordem do Mérito Médico na classe Grande-Oficial, pelos serviços notáveis prestados na área médica ao Brasil.

 

Audhosp

Dia 23 de setembro das 10h às 10h30

Faturamento SIA e SIH – · Oncologia (atendimento ambulatorial e hospitalar)